sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Barbeiro Triatoma na Bahia

Olá, sou de Dom Brasilio-BA. Esse barbeiro (eu acho que é um barbeiro) apareceu na minha casa e percebi uma picada estranha na minha sobrinha, qual espécie seria essa? apresenta risco pra ela? todos os barbeiros transmitem a doenças de chagas?
Rebeca Rodrigues.
Este é sim um barbeiro e me parece Triatoma sordida (Reduviidae: Traitominae: Triatomini). Todos os barbeiros podem transmitir doença de Chagas se estiverem contaminados pelo protozoário causador da doença. Algumas espécies não têm grande importância por serem cavernícolas e dificilmente picarem alguém, outras não têm tanta importância por preferirem aves, aves não sofrem com a doença, barbeiros não se contaminam ao picá-las. Além disso, o barbeiro não transmite a doença por picar, ele precisa defecar na ferida ou ser esmagado nela, ou ainda contaminação por via oral, quando o bicho é moído, triturado com algum alimento.

Esta espécie é a mais comum na Bahia e seu risco vetorial é considerado baixo por ter preferência por pássaros. Como eu sempre digo, ao encontrar um barbeiro, o ideal é coletá-lo vivo e encaminhar para órgãos responsáveis, que poderão analisar as fezes do animal e saber se há barbeiros infectados na sua região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário