sábado, 23 de outubro de 2021

Rainha Quenquém na Bahia

Boa noite! Estou criando formigas a s meses e hoje apareceu duas formigas (aparentemente rainhas) em minha casa, acredito ser rainhas principalmente por que esteve chovendo bastante nós últimos dias, gostaria de saber qual espécie é a dessa foto, achei outra idêntica no mesmo dia, então, se não for pedir demais, gostaria de saber também se ela é uma dessas espécies que possuem formigueiros com mais de uma rainha, pois pretendo manter apenas um formigueiro. Encontrei ela em Salvador-Bahia. Moro perto de praças com bastante árvores e mato então acaba tendo muita diversidade.

(Também achei outra espécie que não conseguir identificar, irei fazer outra públicação caso consiga tirar boas fotos).

Outra dúvida (desculpe se for muita coisa) possuo um formigueiro de formiga faraó a 3 meses, já nasceu algumas formigas incluvise, e hoje encontrei outra rainha de faraó! Li que as formigas faraós podem possuir um formigueiro com mais de uma rainha, seria seguro eu acrescentar essa nova rainha na colônia?
Chaves.
Determinar espécies de formigas por fotos é tarefa que beira o impossível e me parece mais fácil ter um bom palpite com imagens de outras castas. Eu estranho não ver espinhos nela, mas só consigo pensar em formiga quenquém Acromyrmex sp. (Formicidae: Myrmicinae: Attini), uma formiga cortadeira, cultivadora de fungos. Sobre possuir mais de uma rainha, Souza et al. (2004) fala em poliginia facultativa, número de rainhas altamente variável e ser um desafio compreender qual a causa de tanta variação.

Sobre introduzir uma rainha em uma colônia, não me parece recomendável este experimento. Ninhos com mais de uma rainha possuem rainhas irmãs, filhas ou algo assim. Muitas vezes, formigas de diferentes ninhos se toleram no forrageamento por serem parentes e se reconhecerem como tal mesmo sendo de ninhos diferentes. Com o passar das gerações e os ninhos descendentes se tornando mais variados geneticamente, estas formigas irão se atacar e eu acho que é o que deve acontecer entre as filhas destas duas rainhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário