segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Formiga Ponerini com Ovos no Espírito Santo

Olá, sou de Guaçuí-ES e encontrei uma formiga bem grande e preta no corredor de minha casa, estava de tarde e parece que ela estava procurando algum lugar para ficar ou procurando alimento, quando eu a vi achei interessante e novo pra mim pela coloração, um preto forte e fosco.. ela é um pouco 'arisca' mas consegui pegá-la para tirar uma foto..

Obs: A foto ficou um pouco ruim de se observar pela falta de nitidez, mas posso dar algumas características que não podem ser observadas atravéz da foto.. começando com a cor, como eu disse, um preto fosco e forte, ela tem a "bundinha"/abdome bem largo e ela tem aproximadamente o tamanho de quase metade do dedo mindinho (foi a melhor forma de dizer o tamanho dela que pensei, desculpe kkk), e também outra coisa que eu nunca tinha visto antes é que as antenas dela tem uma parte mais acinzentada no final e parece ter alguns "detalhes diferentes".. ah, vou acabar escrevendo um texto gigante, mas preciso dizer apenas isto, estou cuidando dela em uma "casinha" improvisada e durante um tempo em que ela estava nesse "formigueiro improvisado" eu notei que ela estava carregando ovos pelas mandíbulas (que inclusive parece ser mandíbula de formiga soldado, por está bem formado).. enfim, era apenas um ovo, agora já são 5 o que achei estranho, pois pelo meu pensamento deveria ter uma rainha botando os ovos e essa não parece muito ser uma rainha.. (os ovos são largos, como em forma de bastão)
(...)
Consegui tirar as fotos hoje, e não ficou muito bom pela qualidade da câmera.. mas dei uma editada e está um pouco mais nítido!

Se você for pelo link vai conseguir ver melhor, e a formiga está perto do ovo nessa imagem, aí é quando ela pega o ovo e esconde de baixo de uma folha.. Ah, e também não consegui ampliar a foto pois perde muito a qualidade!!

E mas uma vez, obrigado pela identificação!

Obs: A primeira imagem está com a qualidade melhor.
Erik.

Certamente ela é uma Ponerini (Formicidae: Ponerinae), algo em torno de Pachycondyla, elas se diferenciam por mínimos detalhes. As rainhas não se diferenciam muito morfologicamente das operárias, a menos quando estão aladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário