quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Borboletas de Minas Gerais

mais uma contribuição de borboletas para o site... vou enumerar (por individuos) para facilitar. Sei que a 1° é Ascia monuste orseis. A 2° me confundiu muito, têm várias espécies de Phoebis e todas extremamente semelhantes... espero que dê para você me salvar nessa. A 3° é Syrmatia, não sei a espécie (achei as desse gênero muito bonitas e diferentes). A 4° eu imagino que seja Placidina euryanassa. A 5° é Tegosa orobia. A 6° é alguma Euptychiina.
Pedro S de Raposos, Minas Gerais
2° e 3°
5º e 6º

Ascia monuste orseis (Pieridae: Pierinae: Pierini), Phoebis sp. (Pieridae: Coliadinae), concordo com suas palavras, acho que mais entre P. sennae e P. argante. Fauna Paraguay tem descrições destas espécies (1, 2), fala em asas do segundo par mais triangular na primeira, mais arredondada no segunda, fêmeas mais fáceis de serem confundidas. Ainda me parece bem difícil. Orlandin, Piovesan & Carneiro (2020) diz que: "Phoebis argante argante. Adultos: Polimórficos, similares à P. s. marcellina, diferem desta pela seguinte característica: AAV: região discal, ausência de pontos prateados." Asa Anterior Ventral com e sem pontos prateados na região discal. Se eu encontrasse esta característica em todos os exemplares, comparando em BOA, que me parecem confiáveis (1, 2), eu daria uma resposta, não vejo, prefiro me omitir ainda quanto à espécie.

Quanto à Syrmatia (Riodinidae: Riodininae: Riodinini), este exemplar de S. lamia me confunde muito, precisaria ver os dois sexos, a princípio, entendo que é fêmea d S. nyx, são as duas opções. Placidina euryanassa (Nymphalidae: Danainae: Ithomiini) confere, a outra eu acho que é T. claudina (Nymphalidae: Nymphalinae: Melitaeini), mas considere toda a grande discussão nos comentários desta postagem.

Euptychiina (Nymphalidae: Satyrinae: Satyrini) confere também, mas não tenho bom palpite.

Tiago Barbosa: Olá! O Coliadinae é uma fêmea de Phoebis sennae marcellina. Fêmeas de P. argante têm mancha apical muito mais larga, além de serem mais "rajadas" e menos esverdeadas. O Satyrini parece ser um Yphthimoides angularis.
(...)
As fêmeas de P. argante podem ter e não ter a pigmentação prateada nas manchas discais, e geralmente essas manchas discais são mais uniformes em tamanho. Em P. sennae marcellina o tamanho da mancha varia mais: podendo ser bem grande, como também mais reduzida... sempre tendo pigmentação prateada. Vejo que há indivíduos de P. argante nos tipos de P. sennae marcellina no BoA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário