terça-feira, 1 de junho de 2021

Borboletas do Piauí

Boa noite, seu Cesar, já tomei a primeira dose da Pfeizer...espero que o senhor esteja perto de tomar também. Meu note tá bem roto...demorei pra postar...
Maria Helena Ferreira da Costa de Teresina, Piauí.
Diz o governo que até o fim do ano todo paulista será vacinado. Já o Butantan diz que é uma previsão otimista. Ainda que eu estivesse atuando como professor, ainda não estaria tão próxima a minha vacinação... Então, fico feliz que já tenha iniciado seu processo de metamorfose, mas sou um tanto cético em virar réptil (se é que ainda dá pra chamar crocodilianos de répteis) logo.

A primeira, depois de muito quebrar a cabeça, me parece combinar com as Monca spp. (Hesperiidae: Hesperiinae: Moncini), parece que só temos no Brasil M. branca e M. telata; a segunda é mais citada, mas está difícil saber qual pode ser pela sua região. A segunda também deve ser Hesperiidae, mas está difícil.

Para a terceira, sugiro Hemiargus hanno (Lycaenidae: Polyommatinae), a quarta deve ser Aricoris sp. (Riodinidae: Riodininae: Nymphidiini) como a de julho passado. Quarta, Pyrrhogyra  sp. (Nymphalidae: Biblidinae: Epiphilini: Epiphilina), provavelmente P. neaerea, que é a que aparece em Silva et al. (2020). Por fim, temos uma Papilionidae, é difícil dizer qual por causa do mimetismo entre algumas espécies, sugiro Parides anchises (Papilioninae: Troidini).

Nenhum comentário:

Postar um comentário