quarta-feira, 5 de maio de 2021

Percevejo Predador Brontostoma no Rio de Janeiro

Boa noite, inseto encontrado em uma residência em Búzios - RJ, próximo a praia e a terrenos baldios. A foto foi feita no dia 02 de maio no início da noite. Após a retirada do inseto, ficamos na dúvida se era um percevejo ou barbeiro. É possível identificá-lo?
Rodrigo Pereira.
Rodrigo, este é um percevejo predador de piolho-de-cobra (Reduviidae: Ectrichodiinae) e me parece uma Brontostoma sp., tanto a chave de Gil-Santana, Costa & Marques (2004), Gil-Santana et al. (2005) levam seguramente a B. rubrovenosum, mas procurando imagens para respaldar a identificação eu cheguei em Gil-Santana, Baena & Grillo (2013) que diz que:
Brontostoma trux era desconhecido por Wygodzinsky (1951), que interpretou mal a espécie e a confundiu com B. rubrovenosum. Esse erro pode ser inferido agora pelo estudo de fotografias de síntipos da espécie anterior. Espécimes de B. trux determinados como B. rubrovenosum por P. Wygodzinsky e depositados no MNRJ confirmaram esse fato, que se refletiu no diagnóstico incorreto de ambas as espécies em sua chave para as espécies de Brontostoma (Wygodzinsky 1951). Sua opinião foi seguida nas chaves fornecidas por Gil-Santana et al. (2004, 2005), em que um espécime de B. trux é erroneamente identificado como B. rubrovenosum.

O mais semelhante é uma fêmea neste artigo, mas se não conseguir acessar, há também exemplares de B. trux em Gil-Santana & Carpintero (2019), eu já havia feito esta identificação anteriormente apenas pelo habitus, pela aparência.

Barbeiros são um grupo de percevejos, este é um percevejo da mesma família dos barbeiros, mas não um barbeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário