sábado, 1 de maio de 2021

Mosquitinhos Quironomídeos no Ceará

Olá, sou do Ceará, moro perto do litoral e ao lado da minha casa há um lago que é o braço do mar (a água é salobra). Recentemente me mudei e percebi que anoite a casa ficava com muito insetos pequenos, os mesmos encontrados na foto (tem coloração verde e são bem pequenos), depois passei a ver eles na parede e agora todas as noites a presença deles vem aumentando ainda mais, são nuvens desses insetos, percebi que eles são atraído pela luz, pra evitar que eles fiquem dentro da casa, ligo as luzes da varanda, quando olho pras paredes sempre fico assustada com a quantidade, a parede fica lotada, pela amanhã eles não aparecem e vejo que boa parte morre. O que vem me preocupando são os que permanecem vivos, eles estão mudando de coloração e ficando maiores, acho que os dois insetos da foto são os mesmos mas estão evoluindo, entende? Pode me confirmar se realmente são os mesmos insetos? Outra grande dúvida minha é que há um inseto aqui na casa que parece muito com o da foto, tenho o pressentimento de que ele é a fase adulta do inseto pequeno. Ele voa, sua parte inferior me lembra uma lagarta e essa parte brilha, minha mãe morre de medo, então ela mata, quando ele morre, brilha ainda mais e sua parte inferior levanta (fica parecendo que ele tem um ferrão na ponta, tipo um escorpiã) empinado que nem a do inseto na foto. Me ajuda por favor??

Queria muito saber o nome desse inseto e se ele é perigoso pois aqui a quantidade tá aumentando a cada dia.
Mel Barbosa.
O outro inseto eu precisaria ver pra saber de quê se trata, mas na foto eu vejo dois mosquitinhos da família Chironomidae, o escuro é fêmea o esverdeado é macho, mas me parecem duas espécies distintas, pois não conheço espécie que apresente dimorfismo sexual tão evidente, veja: 1, 2, 3, 4.

Estes bichos são inofensivos, no máximo podem desencadear reações alérgicas em pessoas que têm contato com essas nuvens. Eles estão associados ao lago, é lá que suas larvas se desenvolvem e esta fase corresponde a mais de 90% de sua vida, uma vez que se tornam adultos, não sofrem mais metamorfose alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário