sábado, 1 de maio de 2021

Acidente com lagarta Periphoba (e possível imago) no Ceará

Boa noite, César! Esta lagarta apareceu anteontem dentro de minha casa à noite, levei-a ao quintal, mas ela voltou duas vezes. Na última vez, como já era tarde e não quis ir ao quintal, coloquei-a dentro de um copo e cobri com uma tampa leve, para devolvê-la ao quintal de manhã, mas eu me esqueci dela, que acabou fugindo do copo e me acidentei; levei uma espinhada que me deu uma dor insuportável, porque ela estava abrigada em um pano de chão. Estou passando gelo e isso está aliviando, mas fiquei com medo de ser algo perigoso. Não senti outra reação, apenas dor. Você pode me falar sobre ela? Fiquei curiosa também com o fato de ela entrar insistentemente em casa, já que o quintal tem muito verde. O que será que ela procura dentro de casa? Aliás, essa casa atrai bichos. Até parece que somos os Dolittle (risos). Obrigada desde já!
Suely Andrade de Fortaleza, Ceará.
Quando se preparam para realizar sua metamorfose, lagartas param de comer e buscam um lugar seguro para a fase mais vulnerável de suas vidas. No caso de um saturniídeo como este, este fato é potencializado, pois elas não se alimentam mais mesmo, adultos não têm peças bucais funcionais. Parece ser uma Periphoba sp. (Saturniidae: Hemileucinae: Hemileucini), não creio que possa haver maiores complicações.

Suely: Obrigada, César! Olha, no dia seguinte ao da picada com a lagarta, encontramos essa mariposa meio tonta no quintal, parecia estar com asas úmidas, acho que deve ser da mesma espécie daquela lagarta. Na casa vizinha, derrubaram as árvores, então acho que os bichos de lá migraram para cá. Só me confirma, se possível, aquela lagarta com a qual sofri o acidente é correspondente a essa mariposa das fotos. Um abraço e de novo, muito obrigada pela atenção e pelo trabalho lindo que você faz por aqui!
Agora você me pega Suely. Apenas pelo adulto eu diria Dirphia sp., então aqui cabe uma explicação. 

Para alguns, Periphoba é subgênero de Dirphia (1, 2), neste caso, seria correto afirmar que ambas são Dirphia, com dúvida se ambas são Periphoba. Para quem não é assim, a maioria, como consta em Decaëns & Naumann (2004)
Como afirma Lemaire (2002), o grupo de D. avia (Sto ll, 1780) apresenta uma semelhança quase constante com as espécies de Periphoba HÜBNER, 1820 (“1816”) e outras Hemileucinae não-oceladas. Em alguns casos, a classificação em Dirphia, e não em Periphoba, é baseada principalmente nos caracteres da genitália.
Por ter sido encontrada no mesmo local, acho que pode ser sim, mas pare mim parecem, respectivamente, Periphoba e Dirphia. Se não for, é certo que as larvas desta mariposa também são igualmente urticantes.

Muito obrigado, Suely.

Nenhum comentário:

Postar um comentário