sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Abelhas Boca-de-Sapo em São Paulo

Cesar,

Tudo bem? Recentemente eu me mudei para um apartamento que fica ao lado de um parque, e numa das plantas da varanda tem o que me parece ser uma colméia de abelhas sem ferrão. Tentei tirar uma foto com o celular, mas não sei o quanto vai ajudar.
(...)
Minha dúvida não é tanto quanto a que insetos são, mas qual seria a maneira mais adequada de lidar com elas. Não me parece que deixá-las ali esteja fazendo muito bem para a planta, e por mais que não tenham ferrão, qualquer coisa que porventura é percebido como ataque ao ninho, elas são bem chatas em defende-lo. Não sei se destruir o ninho é uma opção, ou se preciso chamar alguém especializado.
(...)
Cesar,

Segue uma imagem mais de longe, e ainda com luz natural. Elas só fizeram um "puxadinho" na planta.
(...)
Cesar,

É em São Paulo, no Morumbi, do ladinho do Parque Burle Marx. Olhando fotos dos ninhos e das abelhas e as descrições no seu link, me parece mesmo que é essa boca-de-sapo.
Solon Brochado.
Uma coisa que talvez dê certo é incomodá-las para elas se mudarem por conta própria. Supondo que sejam diurnas, o que é o normal, muito provavelmente elas são dóceis à noite. Mover pra um lugar que elas não gostem pode forçar a irem embora. O problema é que em apartamento fica mais difícil... Um cheiro forte talvez?
(...)
Estou achando que é a boca-de-sapo: Partamona helleri (Apidae: Apinae: Apini: Meliponina). A distribuição é condizente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário