segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

"Sangramento Reflexo" de Vaga-Lume Lamprocera em Minas Gerais

Oi Cesar! Olha essa substância gosmenta que o "gavalume" estava soltando. Na última a substância já está seca. Sabe algo a respeito?
É defensiva?(Itaguara-MG)
TaMi.
Para isso, vejamos o que diz Day (2011), um estudo sobre diversas formas de defesa utilizada pelos vaga-lumes da família Lampyridae. Na pág. 79, temos o que o autor chama de reflex bleeding (vou manter como sangue e sangrar pelo uso dos termos blood, bleed e derivados, mas tenhamos em mente que insetos possuem hemolinfa, não sangue):
Vaga-lumes (...), quando perturbados ou fisicamente estimulados, geralmente segregam gotas de sangue, mais frequentemente dos élitros e do pronoto. (...) Os vaga-lumes sangram predominantemente por reflexo ao longo das margens elitrais e pronotais e ao redor dos anteníferos (...) Os lampirídeos adultos foram colocados nas plataformas de forrageamento de colônias de formigas lava-pés e as formigas que atacaram os vaga-lumes foram imediatamente recebidas com uma descarga sangrenta que envolveu suas mandíbulas e muitas vezes se espalhou, prendendo suas pernas. Muitas vezes, várias formigas atacantes ficavam emaranhadas nos exsudatos sangrentos. A capacidade de coagulação rápida do sangue de P. pyralis em deter formigas de fogo demonstra que este sistema defensivo é altamente adaptável contra pequenos insetos predadores.

Temos aqui uma Lamprocera sp. (Lampyridae: Lampyrinae: Lamprocerini).

Nenhum comentário:

Postar um comentário