quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Larva de Besouro Alphitobius no Rio de Janeiro

Por favor me ajudem a identificar esse bicho e acabar com eles! Eles estão aparecendo não sei de onde.. ontem eu estava deitada na minha cama e uma caiu do gesso em cima de mim.. ela tem 1cm.. aparece umas 2 ou 3 por dia!! Só tem no meu quarto, não vi mais nenhuma em outro cômodo. Hj sem querer sentei em cima de uma e ela me deu uma picada leve!!

Obs: o quarto é todo novo.. mobilia de 6 meses e o gesso foi feito por volta de um ano.
Mirelle Faria de Cordeiro, Rio de Janeiro.
É uma larva de besouro, eu apostaria em Alphitobius diaperinus (Tenebrionidae: Tenebrioninae: Alphitobiini). Saber de onde eles vêm é essencial para o controle, é preciso procurar a fonte e limpar o que quer que haja lá. Traduzindo trechos de Featured Creatures:
Esta espécie foi observada em uma ampla variedade de habitats, como ninhos de pássaros, colônias de morcegos e roedores. Populações de besouros na casa das centenas de milhares foram encontradas em cavernas habitadas por morcegos em várias partes do mundo. As larvas se alimentam de guano de morcego, galinhas e pombos doentes ou mortos . Eles também se alimentam de partes de animais, como penas, e outras larvas menores (canibalismo).
Outro texto eu vou destacar de Chernaki & Almeida (2001): "Estas espécies são consideradas cosmopolitas e pragas de grãos armazenados e até a algum tempo atrás não eram citadas em locais de criação de aves"

Mirelle: Irei verificar o sóton pois ainda não coloquei passarinheiro e vi alguns morcegos entrando. Só não sei como está chegando ao quarto!! Talvez seja o caso de uma detetização. MUITO OBRIGADA.

Mirelle: Cesar muito obrigada pelas dicas. Meu esposo subiu e achou vários besouros e larvas no coco do morcego que estava no sóton, ele chegou no quarto por uma pequena abertura na laje onde passa uma tubulação de água.. e chegando ao gesso eles desciam pelo spot de iluminação (encontramos alguns descendo qnd retirou). Foi tudo limpo e higienizado com uma solução 1:1 de água com água sanitária. Após isso foi espalhado essência de eucalipto e deixamos a luz acesa para eles não entrarem mais para dormir .. estamos providenciando telhas de vidro para clarear o ambiente. Por enquanto está sanado o problema.. não apareceu mais nenhum e nem as larvas e besouros no quarto. Agradeço muito a atenção e por ter repassado seu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário