sábado, 21 de novembro de 2020

Segundo registro de Percevejo Predador Pyrrhosphodrus, agora no Maranhão

Oii Cesar. Encontrei este bicho em cima da minha cama no período da tarde. Estou morrendo de medo de se tratar de um barbeiro. Peguei ele com um pedaço de papel higiênico grande para que eu não tivesse contato direto com ele. Lembro que depois da foto esmaguei ele, mas não lembro a cor que estava (não lembrei de olhar se havia sangue). Foi achado na cidade de Magalhães de Almeida, no Maranhão.
Eduarda Marurici.
É muito curioso que nós já tenhamos dois registros de uma espécie que se fez conhecida apenas no ano passado,  Pyrrhosphodrus caatingensis Lapischies & Forero, 2019 (Reduviidae: Harpactorinae), estranho não ver o conexivo listrado, mas em tudo o mais ele combina com o holótipo.

Este não é um barbeiro, não é vetor de doenças, não vou marcar como desnecessário por que o acidente que temos registro não foi nada confortável, mas são os insetos predadores que ajudam a controlar a fauna de insetos nocivos. E é importante saber que, caso tenha um encontro real com um barbeiro, o animal precisa ser coletado e mantido vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário