quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Formiga Camponotus no Rio Grande do Norte

Olá, venho com mais um desafio, dessa vez essa Camponotus sp. apareceu dentro da minha casa, Parnamirim - RN. Essas foram as melhores fotos que consegui registrar, espero que ajude na identificação. Um abraço!
Víctor Paiva.
Eu diria operária maior de C. mus (Formicidae: Formicinae: Camponotini) de novo, mas de novo também, é gênero que eu prefiro não apostar em espécie, apenas apontar uma semelhante.

Guilherme Fischer: Olá! Concordo contigo Cesar!
Como essas fotos ficaram muito boas dei uma passada por todas as especies de Camponotus com ocorrência registrada para o Brasil e aparentemente (desconsiderando as que não encontrei imagem) C. mus e a melhor candidata mesmo.

E Víctor, se lembra que na primeira vez em que falamos sobre a C. mus você disse que não havia encontrado registro dela tão para o norte? Agora em março de 2020 saiu um artigo que cita ela para o Piauí.

As diferenças mais marcantes acredito que sejam a diferença na coloração dos "pelos" (dourados na mus e cinzentos na crassus) e a coloração das pernas (negra na mus e castanha escura na crassusC. crassus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário