terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Formigas Camponotus no Rio Grande do Norte

Olá, seria possível afirmar se essa espécie é: Camponotus arboreus? Foi vista em São José de Mipibu - RN
Víctor de Paiva.
Com certeza Camponotus sp. (Formicidae: Formicinae: Camponotini), a espécie me parece um bom palpite, mas não sei onde estão os caracteres determinantes, é comum que simplesmente não se possa dizer por imagens.

Guilherme Fischer: Eu achei mais parecida com a Camponotus mus

A C. arboreus tem pelos amarelos no tórax e um desenho bem característico no rosto, que também tem esses pelos; já na C. mus os pelos são mais concentrados no abdome, com isso o tórax e cabeça são mais escuros, assim como as formigas da sua foto

Compare com essa foto de uma C. arboreus que tirei em julho:
P.S. muito boas suas foto, essas formigas são bem chatinhas de se fotografar, elas não param quietas hahaha

Víctor: Muito obrigado! Eu pretendia tirar uma foto do cálice de uma flor quando elas apareceram, aposto que se fosse uma tentativa de fotografar as próprias formigas, isso não teria dado certo rsrs.

Sobre a morfologia, de fato, não é tão semelhante a C. arboreus quanto eu imaginava. Mas será que essa C. mus ocorre tão ao norte? Só havia visto registro dela mais ao sul do Brasil.

Guilherme: Por nada! Sobre a área de ocorrência, isso também foi algo que me deixou inseguro quanto a minha sugestão de identificação, mas dentre as formigas que ocorrem no Brasil que possuem esse padrão de cores, a C. mus foi a que eu achei mais parecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário