sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Aranha Viúva-Marrom em São Paulo

Olá, eu sou vizinha do instituto butantã aqui em São Paulo!

Meu apartamento é térreo e tem uma quantidade e diversidade enorme de aranhas, no momento tenho umas 3 aranhas adultas dessa nos cantos externos da janela. Queria confirmar qual é a espécie.

Eu tenho alergia leve a picadas de insetos no geral (o local incha mais do que o "normal", mas não tenho outros sintomas), queria saber se existe registro de alguém que teve alguma complicação devido à isso.

E sobre a foto, não tenho certeza se a teia dentro do puxador é dela ou não, só vi as patinhas da aranha que estava dentro uma vez.
Letícia Jesus.
Letícia, eu não entendi se seria registros aqui no Insetologia ou se consta na literatura médica. Com certeza se pode ter complicações por sensibilidade à picada de insetos. Quanto à aranha, que no caso, é um aracnídeo, ela é uma viúva-marrom Latrodectus geometricus (Theridiidae), nós temos alguns relatos de picadas por estas aranhas em adultos, todos com exceção do acidente com um macho, apresentaram os sintomas típicos das picadas de viúvas, com muita dor local e abdominal, enjoo e sudorese. Acidentes ocorrem geralmente com o bicho subindo na cama ou entrando em roupas, não recomendo tolerá-las na janela.

Ela faz teias bagunçadas assim e costuma também tecer um abrigo mais denso, mas tenho dúvida se é teia dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário