terça-feira, 18 de agosto de 2020

Serpente Atractus no Paraná

Olá, provavelmente vocês não fazem identificações de serpentes, mas como sou muito fã do site nunca me desapontaram não custa tentar. Eu gostaria de identificar essa das fotos, pois constantemente aparecem aqui ao redor de casa esse animal. Não matamos, por vezes capturamos com cuidado e removemos do local. Se vocês não fazem essa identificação, conhecem outro site para eu poder realizar? Ela foi encontrada no Sul do Paraná, em Pato Branco. Ela não apresenta agressividade e também não consegui ver fossetas loreais, porém, pode se tratar de alguma espécie de coral? Eu tenho galinhas e pintinhos, essa serpente possui cerca de 35 cm, será que ela cresce muito e apresenta risco para eles? Agradeço!
Hadesrafael Francisco.
Hades, o espaço aqui é sobre invertebrados, mas como certos anfíbios podem ser confundidos com invertebrados, eu passei a considerar postar invertebrados de sangue frio, com a esperança de que algum leitor possa comentar a identificação. O marcador de vertebrados também serve, por exemplo, para os casos de fezes de morcegos sendo confundidos com ovos de insetos. Eu cheguei a pesquisar um pouco, mas não tive sucesso algum.

Jefferson Coelho: Olá César e Hades! Também sou leigo no campo das serpentes, mas conferindo o livro "Serpentes Brasileiras" do Freitas apareceu um gênero bem semelhante: Atractus (Dipsadidae: Dipsadinae: Dipsadini). São popularmente conhecidas como cobra-da-terra (são animais de hábitos semi-fossoriais). Ele diz que são cobras não peçonhentas, com dentição áglifa. Ele disse que é um gênero complexo e diversificado, com aproximadamente 23 espécies no Brasil (isso em 2003, hoje são 35 segundo o CTFB). Para a região Sul ele cita como mais comum A. taeniatus, a qual combina bem com as fotos se compararmos com a imagem deste artigo  que também confirma a presença da espécie em vários locais do Paraná. Espero ter ajudado. Abraços.
(...)
Acabei de ver no site Herpetofauna que várias espécies de Atractus se alimentam principalmente de minhocas. O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi diz:
Os componentes do gênero Atractus são ofídios que se caracterizam pela atividade subterrânea. Vivem de preferência na porção superficial fôfa do solo, alimentando-se de lar­vas de artrópodos, oligoquetos (minhocas), pequenos insetos, ácaros e outros não determinados. Cunha & Nascimento (1983)

Outras fontes dizem que podem comer pequenos vertebrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário