terça-feira, 18 de agosto de 2020

Borboleta Eantis no Mato Grosso do Sul

Olá Cesar! Vi essa mariposa lindíssima nas minhas plantas em Campo Grande - MS. Tentei pesquisar na internet e no iNaturalist e todas as identificações falaram que era uma borboleta. Não botei efeitos na foto, ela é bem preta mesmo. Achei linda mas agora estou na dúvida sobre o que é
Isabella Benedetti.
Aqui nós temos o que me parece ser macho de Eantis thraso (Hesperiidae: Pyrginae: Achylodini).

Antigamente, a ordem Lepidoptera era dividida em duas sobordens, a Rhopalocera (borboletas) e a Heterocera (mariposas). Hoje, nós sabemos que Rhopalocera é de fato um grupo monofilético, ou seja, todas as borboletas são aparentadas entre si, formando um grupo natural. Porém Heterocera, é um grupo parafilético, isso por que muitas mariposas (todas as mais conhecidas: saturniídeos, esfingídeos, geometrídeos, noctuídeos, erebídeos...) são mais aparentadas das borboletas do que de certas outras mariposas. No sistema de classificação atual, não se têm usado subordens, apenas as superfamílias. Isso tudo quer dizer que nós costumamos separar os lepidópteros em borboletas e mariposas, mas esses não são grupos distintas, o grupo das borboletas está "dentro" do grupo das mariposas.

Aqui, nós estamos falando da família Hesperiidae e nesta família a questão ainda é um pouco mais complicada. Alguns autores as consideram dentro de Papilionoidea com todas as outras borboletas, outros consideram um grupo irmão, Hesperioidea.  Já vi muito se dizer que elas são "intermediárias". Em inglês, mariposas são normalmente chamadas de moths, borboletas de butterflies, mas os hesperiídeos de skipper. Eu entendo que, no Brasil, nós devemos chamá-las de borboletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário