sexta-feira, 3 de julho de 2020

Percevejo Espinhudo Vilga no Ceará

Olá, me chamo Júlio e encontrei dois desses insetos hoje. Um caiu nas minhas costas e eu logo derrubei ele com a mão e matei. O outro eu achei algumas horas depois no meu lençol, e eu só soube porque passei a mão em cima dele (ainda bem). Se assemelha muito a um barbeiro, porém ele é coberto de espinhos, principalmente no abdômen. São do tamanho de uma ninfa, entre meio e um centímetro. Não sei se é uma espécie nova, eu até já pesquisei muito e não achei nada. Me ajudem!
Eu moro no interior. Quixadá-CE.
Estou mandando algumas fotos. O do chão está morto e virado.
juliooun.
Quem viu o último vídeo de nosso mascote, poderá perceber que ele pouco se parece com um barbeiro; além dos muitos espinhos, nestas imagens nós podemos ver antenas relativamente longas, com dilatação nas pontas, rostro passando entre as pernas e muitas veias nas asas. E também que, caso se suspeite que seja um barbeiro, a recomendação é coletar o animal vivo.

Acredito que seja Vilga (Echinovilga) dallasi (Coreidae: Pseudophloeinae), só teria algum problema se pisasse nele descalço ou se deitasse em cima, pois creio que esses espinhos possam machucar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário