quarta-feira, 3 de junho de 2020

Casal de Libélulas Erythrodiplax no Rio Grande do Sul

Olá, Cesar!
Fotografei estas libélulas no Rio Grande do Sul. Seria um casal de Erythrodiplax?
Cláudio Timm.
Se esta identificação estiver correta, a amarela parece um macho de Erythrodiplax nigricans, mas a azul é algo semelhante a Micrathyria sp., ambas Libellulidae: Libellulinae.

Cláudio: Na minha opinião, ambas são Erythrodiplax nigricans, a fêmea é a amarela e o macho a azul.

Creio que as espécies do gênero Micrathyria têm os olhos claros, geralmente azuis, e não escuros como os desta libélula.

Tenho mais estas duas fotos, mas não mostram muito bem as asas.
Diogo Vilela: César, o nosso amigo Cláudio tem razão. Segundo a descrição contida na revisão do Borror (1942), a E. nigricans possui esse alargamento no abdomen que começa no S7 e vai até o S9, além de ter essas manchas amarelas nas laterais do S7 principalmente, tão características das Micrathyria. Borror também comenta que a espécie varia muito em coloração durante a fase adulta, e pela descrição esse da foto é provavelmente um macho de maduro pra velho. Interessante notar que os cercos, todavia, não mudam de cor e permanecem amarelos desde teneral até o fim da vida. Vivendo e aprendendo, e embora o Borror tenha citado Minas Gerais entre o material coletado dessa espécie, eu mesmo nunca a coletei e nunca vi em campo por aqui. Parece mais comum mesmo na região Sul do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário