sábado, 18 de abril de 2020

Ciclo de Limacodídeo Desconhecido no Ceará

Cesar, sou eu, o Oscar, lembra? Venho te pedir compreensão. Achei o que todos estão dizendo (povo todo do grupo de entomo) que é uma espécie nova. Eu fiz o ciclo da Limacodídea até virar mariposa, mas todos se surpreenderam quando viram a mariposa. Só da pra dizer que é Limacodidae pela larva. O link do álbum é esse.

São muitas fotos, fiz questão de registrar ângulo por ângulo, até o ventre da mariposa. Tenho vídeo provando que ela saiu do casulo também, mas todos os vídeos estão no Google Drive. Tenho vídeo também da soltura. Não mato nem mosquito

há um registro dessa lagarta na Internet com uma planta hospedeira registrada (Erythroxylum suberosum), exatamente a planta em que a achei. Descobri que ela come folhas de árvores de jasmin com voracidade (tenho vídeos dela comendo, fotos não provam muito), limoeiro (não gosta, mas na escassez ela come), tamanqueira ou algo dessa família, Ixora grande (não comeu a pequena nem na escassez), dentre outras. Enfim, é um caso bizarro e inusitado. Ceará, Caucaia.
Oscar.
Se eu me lembro Oscar, como assim? Você é da família, mano, que bom "te ver" aqui de volta.

Sobe Limacodidae com asas transparentes, a literatura que consegui foram Holloway, Kibby, & Peggie (2001) sobre lepidópteros da região da Malésia que diz "Os machos de algumas Limacodidae têm asas transparentes (por exemplo Nagoda, Nagodopsis e Pseudonagoda)" e Mey (2018) sobre um limacodídeo de asas hialinas encontrado no Zimbábue:
Asas translúcidas evoluíram independentemente em espécies de famílias diferentes, (...) em Limacodidae, esse caráter é restrito principalmente ao sexo masculino, enquanto as fêmeas exibem as escamas densas habituais nas asas. A venação das asas, no entanto, não precisa ser afetada por esse dimorfismo e parece ser praticamente a mesma em ambos os sexos. Algumas espécies dimórficas com ambos os sexos disponíveis na coleção foram examinadas para esse fim. 
(...) Os poucos gêneros de Limacodidae com asas transparentes na Região Oriental e Australásia podem ser distinguidos externamente pela venação das asas e estrutura das antenas. A genitália deles também é bem distinta. Os gêneros não formam um grupo monofilético. 
Em conseqüência, a transparência das asas deve ser considerada um caractere que pode se originar em diferentes linhagens evolutivas e em diferentes momentos. É, portanto, de menor valor na busca pelo grupo irmão de Vansoniella gen. n., que pode incluir espécies com asas totalmente com escamas.
Em resumo, se for mesmo desconhecido (pelo menos o é pra mim), ele pode ser macho de uma espécie conhecida cuja fêmea tem escamas nas asas e poderiam ser associados pela venação alar,  se não, asas transparentes podem não ajudar muito, ele pode ser bem aparentado de outras que possuem escamas nas asas. Buscando por limacodídeos pela planta hospedeira eu encontrei em Erythroxylum três espécies, pude descartar todas a menos que e a imagem da larva de Platyprosterna perpectinata em Gonçalves (2007) seja a mesma em estádio diferente (o que não acredito muito que venha a ser o caso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário