quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Ciclo de Mariposa Notodontídea na Paraíba

Olá Cesar,sou da Paraíba,região da caatinga.Encontrei uma lagarta parecida com uma opsiphanes avermelhada(achei q fosse uma) descendo o caule de um coqueiro,achei q fosse empupar.E para minha supresa,ela foi ficando esverdeada e empupou para uma pupa de mariposa,e o resultado foi este:
Poderia identificá-la por favor?Desde já,agradeço.
(...)
Isso ao lado dela são as exúvias.E ela liberou este líquido quando toquei nela
Vinícius.
Vinícius, ela não é uma mariposa muito distinta, pela quase ausência de padrões alares. Eu gostaria de ter noção do tamanho dela e seria muito bom ter fotografado a larva, ela chegava a ter este tamanho?. Eu acredito que ela seja Notodontidae, sem ideia além disso.

O líquido que "sobra" da metamorfose dos lepidópteros é conhecido por mecônio.

Vinícius: A mariposa tem de 2,5cm à 3cm.A lagarta tinha quase o mesmo tamanho que opsiphanes, tinha as listras longitudinais e algo parecido com a cauda bífida no final do corpo(que talvez poderia ser o último par de patas falsas)

Vinícius: Retornei ao local onde achei a lagarta e encontrei outros exemplares de mariposa da mesma espécie em outro coqueiro.

Encontrei também esta lagarta se alimentando, a qual creio q seja a mesma q eu descrevi anteriormente(pelo q eu lembro,a outra era maior).

A única identificação q parece ser cabível é Hemiceras cf. alba.Só não entendo pq os meus exemplares tem o abdome tão comprido.

Observe estes exemplares: 1, 2, 3.

Cesar: Eu tinha achado que a lagarta de Opsiphanes era muito grande pra uma mariposa deste tamanho. Eu ainda acho que é Notodontidae, mas deve ser algo menos conhecido. Um exemplo, Trajectina talmecana ocorre no Brasil, é conhecida na região Norte. Mas o que temos disponível pra ter ideia de como ela é é essa espécie do mesmo gênero. As larvas dela devem ser totalmente desconhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário