segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Formiga Tocandira Rainha no Mato Grosso do Sul

Boa tarde amigo. Recentemente vi uns vídeos no YT sobre a famosa vespa assassina, vespa caçadora ou cavalo do cão e sobre como sua picada é a mais dolorida do mundo. Pois bem, encontrei este inseto hoje na varanda de casa em três lagoas - MS e gostaria de saber se trata-se de uma vespa ou apenas uma formiga mesmo e sobre sua picada pois tenho duas crianças e não quero que sejam picadas.
Wellington Fabricio.
Wellington, ela é uma formiga Ponerinae, mais detalhes são necessários pra dar certeza de qual, mas o que vejo me parece indicar Neoponera sp. (Penerini). A ferroada de pelo menos algumas espécies do gênero é considerada bastante dolorosa, mas não creio que possam nidificar em casa, algumas são arbóreas, outras nidificam no solo. Mesmo a presença de pompilídeos não deve ser visto como um problema, pois estes não são agressivos. Não sei qual a idade das  crianças, mas penso que o ideal é elas aprenderem a importância deles e os riscos de se mexer com eles.

Atualização Out/2023 - Maycon: Essa é uma Paraponera clavata, repare no formato do pecíolo e da cabeça.

Cesar: Neste caso, a formiga-cabo-verde, tocandira, tucandeira entre outros nomes produz picada bem dolorosa. A rainha não possui as projeções no tórax como as operárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário