sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Caruncho Ptinídeo em São Paulo

Oi. Pode me ajudar a identificar esse inseto? Tem aparecido no meu apto (2º andar)Em São Paulo, zona oeste, nas paredes. Já juntei mais de 10 em um único dia. Eles aparecem mais próximos ao meu quarto. Seria uma infestação em algum móvel? Há algum perigo /risco/ picam?

Obrigada
Fernanda Ramos.
Fernanda, eu estou estranhando um pouco as proporções do corpo, mas tudo o mais aponta para Stegobium paniceum (Ptinidae: Anobiinae: Stegobiini), espécie presumivelmente de origem africana. De acordo com BugGuide:
Habitat: residências e outras edificações que contenham produtos alimentícios processados e embalados ou espécimes de museus / herbários (...) 
Alimentação: as larvas se alimentam de uma variedade muito ampla de materiais de origem vegetal e animal (incluindo medicamentos tóxicos para o ser humano, especiarias, tabaco, couro, madeira, têxteis...), podem atacar coleções de plantas secas, livros antigos e papel; adultos não se alimentam
Procure em produtos como alimentos estocados, tanto para alimentação humana como ração animal. Para estender um pouco a possibilidade, larvas de outros anobiídeos são brocas de madeira. 

Atualização Dez./2.020: Volto atrás, deve ser ptinídeo mesmo, mas Tricorynus sp. (Ptinidae: Mesocoelopodinae: Tricorynini) parece ser um melhor palpite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário