terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Acidente com Escorpião Amarelo do Nordeste no Ceará

Boa tarde, Cesar! Estou aqui de novo para pedir sua ajuda. Dessa vez para você identificar o tipo deste escorpião que apareceu no banheiro da casa da minha mãe e picou meu irmão. Ele disse que a picada doeu muito e que ele ficou com a língua embolada e ficou também com uns espasmos. Eu gostaria de saber se esse é o escorpião amarelo, que é bem venenoso, e se a picada dele é perigosa. Sou de Fortaleza no Ceará. Desde já agradeço!
Suely Andrade.
Suely, consultando aqui duas literaturas muito boas sobre escorpiões publicadas no mesmo ano, Almeida (2010) e Brazil & Porto (2010), a primeira diz que o escorpião-amarelo, espécie mais perigosa do Brasil não ocorre no Ceará, enquanto a segunda já dizia que ocorre. Já o boletim da Secretaria de Saúde do Ceará diz que a espécie vem ampliando sua distribuição e indica que houve, em todo o estado, captura dele apenas em Fortaleza. Todo este parágrafo é para dizer que, é possível que se venha a encontrar um aí, mas não parece ser nada comum.

Este é Tityus (Tityus) stigmurus (Buthidae: Tityinae), conhecido por escorpião-amarelo-do-nordeste e causador do maior número de acidentes na região. Estes escorpiões são também perigosos, mas não são considerados  tanto quanto os "outros amarelos". Segundo Lira-da-Silva, Amorim & Brazil (2000) há um caso de óbito em Recife envolvendo uma criança, mas só há gravidade em 2% dos acidentes (4% em estudo anterior).

É muito importante procurar ajuda médica em caso de acidente com Tityus spp.

Atualização - Suely: Cesar, muito obrigada! Não agradeci antes, porque não consegui ver onde fazer isso (rsrs). Meu irmão não teve grandes problemas, só um mal-estar rápido. Você faz um serviço muito importante e útil por aqui! Um grande abraço!

*Eu já passei as informações sobre esse tipo de escorpião para as pessoas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário