sábado, 11 de janeiro de 2020

Colêmbolos Poduromorfos em São Paulo

Olá!
Estes insetos apareceram no quintal da minha casa de uns tempos pra cá e virou uma praga, pois sempre aparecem depois que chove e ficam alojados na parte mais úmida do quintal que é entre o chão e a parede, são milhares deles, ficam agrupados e parecem pó de café de tão pequenos. Cidade de Pindamonhangaba-SP, local de muito mato e terrenos vazios.

Obrigado!
Cristiane Castro.
Cristiane, Collembola ainda é considerada uma ordem de insetos por alguns autores, mas estudos mais recentes os consideram uma classe à parte, aparentados dos insetos na infraordem de artrópodes Hexapoda. Não se vê qualquer detalhe deles, mas o aspecto geral é da ordem (subordem na antiga classificação) Poduromorpha.

Estes bichinhos, chamados por alguns de pulga-de-jardim, gostam de umidade e vivem geralmente em matéria vegetal em decomposição, tendo um papel muito importante na natureza, reciclando a matéria orgânica e enriquecendo o solo, às vezes são encontrados em ambiente doméstico se alimentando de fungos. Eles têm que vir de fora, este canto de parede é da casa ou de um muro pra fora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário