sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Opilião no Paraná

Olá César, bom dia!! Recentemente compramos uma chacara proximo a Curitiba/Pr, cerca de 80KM, mais especificamente no município de Campina Grande do Sul/Pr, próximo a APA (Area de proteção Ambiental de Guaraqueçaba) e lá tinha muito mato, Caetes, Bambus e também tem muito palmito.

Começamos a roçar a área onde será construída a casa futuramente, tirando somente o mato (obviamente preservando qualquer pé de palmito por menor que seja). Me chamou a atenção o fato de ter encontrado muitas dessas aranhas (foto em anexo) por lá. Me surgiu a curiosidade de saber que aranha é, se é venenosa ou não. Você poderia me ajudar a identificar ela por favor?

Aparentemente ela está sempre sozinha, e geralmente encontro elas em baixo de pedras, tocos ou folhas umidas ou secas!! Não sei se isso ajuda!!

Essa foto tirei depois que mexi em alguns tocos que estavam no chão, coberto pela vegetação, aparentemente umidos, dai ela correu para se esconder.

Em tempo: Não tenho nenhum conhecimento sobre insetos, apenas me chamou a atenção ter encontrado muitas delas, e resolvi pesquisar e cheguei até vocês, que me parecem muito completos e entendidos no assunto!!

Um grande abraço e parabéns pelo site!!
Cesar Pin Rodrigues Moreira.
Xará, com quatro pares de pernas, o bicho é de fato um aracnídeo, mas aranhas são aracnídeos que possuem o corpo dividido em duas regiões bem definidas, o prossoma ou cefalotórax e o opistossoma ou abdome, este possui o corpo totalmente fundido em uma peça só. Trata-se de um opilião (Opiliones), creio que da família Gonyleptidae (Laniatores). Peço que leia esta postagem sobre aranhas "venenosas", já os opiliões não têm glândulas produtoras de peçonha como as aranhas, podem se defender soltando um cheiro desagradável. São conhecidos ainda por aranha-bode, aranha-alho, aranha-fede, fede-fede, bodum entre outros nomes.

Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário