sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Percevejos Fitófagos da Paraíba

Boa noite. Encontrei esses percevejos aqui em Conceição/PB. Notei certa similaridade no formato do corpo, mas não sei se algum deles pertence à mesma espécie ou gênero, ou se é alguma fase de desenvolvimento de uma mesma espécie...
Animais do Brasil.
O fato de todos terem asas bem desenvolvidas indica que são todos percevejos adultos. O primeiro é uma Holhymenia sp. (Coreidae: Coreinae: Anisoscelini), provavelmente H. histrio, mas não descarto H. rubiginosa (ou H. rubiginosus). Junto com diversos outros insetos, ele mimetiza certa vespa icneumonídea. Pensando bem agora (nem sei se já o fiz antes), levanto a possibilidade da vespa e dos demais insetos se beneficiarem da semelhança com o percevejo, pois se alimentando no maracujazeiro, ele deve se tornar tóxico para predadores (1, 2, 3, 4...).

Depois nós temos Hypselonotus sp. (Hypselonotini), provavelmente H. fulvus e o último está mais difícil por causa do ângulo, há diferentes percevejos com padrões semelhantes, mas deve ser Oncopeltus (Erythrischius) unifasciatellus (Lygaidae: Lygaeinae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário