sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Aranha dos Troncos Grande em Portugal

César mais uma, desta vez em pose de ataque, um amigo meu me enviou ele dizia que a qualquer movimento ela agia desta maneira, pessonhenta?
Sul de Portugal, mais uma vez*
Tomás Carmo.
Após muito pesquisar, a conclusão final é a mesma que a primeira impressão, eu preciso ver uma vista dorsal da aranha, apenas a frontal não ajuda muito. O meu palpite é Eratigena sp. (Agelenidae), as informações que temos em Naturdata é "não temos registo de casos fiáveis documentados" para uma espécie, "sem informação. Possui veneno possivelmente necrótico" para outra.

Tomás: César aqui está a vista de cima, desta maneira parece muito uma aranha lobo
Esta foi difícil demais, mas acho que consegui a identificação correta de Zoropsis spinimana (Zoropsidae), que Naturdata chama de aranha-dos-troncos-grande, espécie introduzida nos Estados Unidos e que, de acordo com Spider and Harvestman Recording Schemes:
Apesar de esta aranha ser suficientemente grande para ser intimidadora e ser uma das poucas aranhas europeias capazes de penetrar a pele humana com suas quelíceras, produzindo uma picada dolorosa, ela é inofensiva para os seres humanos e picadas são improváveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário