quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Cigarrinha Crepusia em Minas Gerais

Lucius Rabello Vasconcellos

Fulgoridae: Poiocerinae: Poiocerini
Crepusia nuptialis (Gerstaecker, 1860)
Juiz de Fora/Minas Gerais
28/10/2019

Segundo o especialista que id para Lucius Rabello Vasconcellos só tem imagem desse bicho em museu,
Kel.
Excelente. Tenho a impressão que pode ser um pouco diferente, não havia imagens dele, apenas os espécimes em museus.

Cigarra Fidicina em São Paulo

Boa noite César!! Pode ajudar com essa Cigarra? Águas da Prata - SP
Lima JCs.
Deve ser Fidicina mannifera (Cicadidae: Cicadinae: Fidicinini), talvez espécie próxima, mas este exemplar nesta página do Smithsonian está bem semelhante.

Bin-laden em Santa Catarina

Gostaria de identificar esta larva. Acho que o bicho é uma Trichoptera. Encontrei dentro de um filtro de disco na captação de água no mato, em Angelina, SC. Tem uns 5 cm de comprimento.
Cícero Franco.
Me parece larva de Corydalidae (Megaloptera), pela aparência eu não duvidaria de Chloronia, mas com este tamanho todo deve ser Corydalus, que são os mais comuns. As duas podem ser vistas em Rivera-Gasperín, Ardila-Camacho & Contreras-Ramos (2019). Estas larvas são conhecidas por nomes como Julião e lacraia-d'água e têm força nas mandíbulas, é preciso cuidado se for manusear. No momento estou preferindo chamá-la Bin-laden.

Cícero: Legal, Cesar. Que legal a identificação e o aviso. É um ponto de captação de água de abastecimento da população e operadores costumam circular pela "piscina" . Obrigado

Serra-Pau Ctenoscelis em Mato Grosso do Sul

bom dia ,td bem!!!! O besouro da foto em anexo, seria um Apotrophus simplicicollis? Registro feito em fzda no município de Ribas do Rio Pardo-MS.! obrigado !!!
Maria Fachini Agostinho.
Não deve ser, mas acho que o erro veio daqui mesmo. Estou estranhando o serrilhado nas tíbias dianteiras, que me parece escasso, mas eu acho que só pode ser Ctenoscelis sp. (Cerambycidae: Prioninae: Callipogonini).

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Maria-Fedida Pelidnocoris no Paraná

Pelidnocoris

Identificado por Ricardo Brugnera

Jhonatan Santos

taperuçu, PR
Kel.
Parece que o único conhecido no Brasil é P. haglundi (Pentatomidae: Discocephalinae: Discocephalini), mas acho que não no sul do Brasil.

Louva-a-Deus Cardioptera em Minas Gerais

Encontrei esse louva-a-deus em minha casa e fiquei curiosa pra saber a espécie. Procurei na internet, mas não achei nenhum com essas asas. Poderia me ajudar a identificar?
Sou do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.
Tais Limas Silva.
Achou morto dentro de casa? Com esses fêmures dianteiros espinhudos, deve ser Cardioptera sp. (Photinainidae: Cardiopterinae), exemplar macho.

Tais: Boa noite, encontrei ele assim na porta de casa. Muito obrigada!

Cesar: Uma correçãozinha, cometi um erro anatômico, eu não me referia aos fêmures, mas às coxas, a anatomia das raptoriais é uma pegadinha.

Besouro Tenebrionídeo em São Paulo

Bom dia, Cesar!

Encontrei este besouro em Pindamonhangaba/SP. Acredito que seja da família Tenebrionidae. Consegue me auxiliar na ID? Obrigada!
Cah Camargo.
Cah, ele parece uma Stenochiinae, algo próximo de Strongylium (Stenochiini), as estrias dos élitros parece diferenciá-lo da maioria, mas por esta espécie, me parece ser mesmo uma boa aposta. São mais de cento e sessenta espécies conhecidas no Brasil, e há ainda gêneros aparentados sem imagens disponíveis.

Gorgulho Heilipodus no Rio Grande do Sul

Oi César. Consegues identificar pra mim esse gorgulho? Estava no pátio de casa, no chão. Coloquei numa goiabeira pra tirar as fotos, depois ele seguiu subindo na árvore e perdi de vista. Devia ter 4-5cm. Pelotas RS
Edit: pouco depois de publicar aqui identificaram como Heilipodus germari, achei uma publicação aqui do site mesmo de um artigo e parece ser esse mesmo.
Caroline Rolim.
Um artigo que citei tinha uma imagem desta espécie, é isso? Me parece sim Heilipodus germari (Curculionidae: Molytinae: Hylobiini), também conhecido como Heilipus wiedemanni.

Caroline: Isso. Encontrei um post sobre um gorgulho que tu identificou, e abri o artigo que estava linkado. Encontrei o Heilipodus ali 😁

Besouro Estalinho Chalcolepidius no Pará

Peço ajuda na ID desse besouro. Santarém-PA.
Márcia Braga.
Este é uma Chalcolepidius sp. (Elateridae: Agrypninae, Hemirrhipini), mas não estou certo quanto à espécie, creio que seja uma C. limbatus com o pronoto desbotado.

Mariposa Apatelodes em São Paulo

Bom dia, consegue identificar essa mariposa por favor, estou muito curiosa🙏🏻🙌🏻 encontrada na porta de casa ontem as 2:00 da madrugada em Parelheiros, extremo sul de são Paulo.
Laisa Souza.
O gênero Apatelodes (Apatelodidae: Apatelodinae; ant. Bombycidae) possui mais de trinta espécies no Brasil, não sei se alguma pode ser confundida com esta, a princípio é A. sericea.

Abelha Ptiloglossa em Minas Gerais

Olá! Encontrei recentemente essa abelha e gostaria muito de saber sua espécie. Pensei que se tratasse de uma centris sp ou talvez pertença a família Megachilidae, mas nao sei. Poderia me ajudar?

De uma cidade muito pequena, Cachoeira de Pajéu, na divisa Minas-Bahia, Norte de Minas Gerais..
Angelica Barbosa.
Ela tem características que apontam para Ptiloglossa sp. (Colletidae: Diphaglossinae: Caupolicanini).

Paquinha em Tocantins

Falando em paquinhas, uma apareceu dentro de casa.
Miracema do Tocantins, Tocantins.
Ankh.
É preciso ver bem os "dedos" das tíbias dianteiras, não conheço outra forma de identificá-las, mas deve ser Neoscapteriscus sp. (Gryllotalpidae: Scapteriscinae: Scapteriscini).

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Libélula Gynacantha na Paraíba

Boa tarde. Essa libélula foi encontrada em João Pessoa/PB em área de Mata Atlântica. Ela estava no interior da mata, pousada nesse galho... estava quase escurecendo. O que chamou a atenção também foi o tamanho avantajado, muito maior do que libélulas "normais"... ele tinha talvez 10cm ou mais... Pesquisei um pouco e cheguei a um gênero que se assemelha, o Anax, mas não consegui identificar...
Animais do Brasil.
Na minha opinião, esta é uma Gynacantha mexicana (Aeshnidae).

Percevejo Predador Zelurus em Brasília

Olá. Encontrei hoje (28OUT19) esse inseto no jardim daqui do prédio, no centro de Brasília. Não sei exatamente onde ele estava, pois se agarrou nesta colherzinha de jardim que estava usando para pegar esterco de galinha de dentro de um saco. É um percevejo? Gostaria de saber seus hábitos. Grato e parabéns pelo site!
Marcelo.
Zelurus circumcinctus (Reduviidae: Reduviinae) é uma espécie de percevejo predador, não tenho informação sobre preferência na dieta, acredito que seja generalista, muito útil no jardim. Predadores como este podem produzir uma picada dolorosa se manuseados incorretamente.

Besouro Serra-Pau em Brasília

Peço auxílio na identificação desse serra-pau.
Brasília-DF
27/10/19
Humberto Cerrado.
Olá de novo, Humberto. Seria muito bom vê-lo por um ângulo mais dorsal, parece ser alguma Cerambycinae: Cerambycini, grupo difícil, principalmente a subtribo Cerambycina, por produzir espécies bem semelhantes. Meu melhor palpite por enquanto é Jupoata robusta.

Esperança-Líquen no Paraná

Boa noite! Recebemos a visita deste estranho gafanhoto aqui em Curitiba/Paraná. Gostaria de saber se ele tem nome. Obrigado!
Alexandre Lara.
Creio que seja Alexandre e Lara, gafanhotos são ortópteros com antenas de comprimento inferior ao do corpo, esta é alguma esperança-líquen da tribo Dysoniini (Tettigoniidae: Phaneropterinae) e me parece uma Dysonia (Dysonia) sp. bem semelhante à do André do Rio de Janeiro.

Grilo Anostostomatídeo em São Paulo

Boa tarde César!! Pode ajudar com esse Orthoptera esquisitão? Águas da Prata - SP
Lima JCs.
Ele é alguma Anostostomatidae: Lutosinae, fêmea. Pelo que vejo agora, deve ser Apotetamenus clipeatus, as espécies de Lutosa parecem não ter manchas no "rosto".

Gafanhoto Schistocerca no Rio de Janeiro

Oi César, dessa vez te trago um Gafanhoto de tamanho considerável! 13/05/2016, jardim de casa em Macaé/RJ.
Micael Carestiato.
Esse deve ser Schistocerca flavofasciata (Acrididae: Cyrtacanthacridinae: Cyrtacanthacridini).

Ninfa de Gafanhoto no Rio Grande do Norte

Olá, seria possível identificar esse gafanhoto? Ele apareceu em São José de Mipibu - RN. Me falaram que provavelmente pertence a subfamília Ommatolampidinae. Outra coisa, confirma-me se ele ainda é uma ninfa. Obrigado!
Víctor Paiva.
É difícil dizer quando há muitas espécies de gafanhoto braquípteras, mas sim, ele parece ser muito novinho, eu não arriscaria nada além de Acrididae.

Provável Vespa Parasitoide no Rio de Janeiro

Olá, Cesar!
Encontrei este inseto hoje de tarde em Petrópolis (RJ), na janela do meu apartamento. Você poderia identificá-lo, por favor? Peço desculpa pela qualidade da foto, foi a melhor que consegui com meu celular.
Caroline.
A princípio me pareceu alguma mosca com um longo ovipositor. Na falta de encontrar qualquer possibilidade neste grupo, te digo que muito provavelmente é alguma vespa parasitoide. Se encontrar uma desta de novo, peço que tente fotografá-la novamente.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Mariposa Falsa Dirphia em Minas gerais

Olá. Eu vi essa mariposa descansando em Belo Horizonte - MG. Não quis incomodar o animal, então esse é o melhor ângulo que consegui pegar. Apesar de estarmos perto do borboletário, acho que é uma espécie nativa porque parece uma Saturniidae e eles não mantêm lagartas venenosas lá.
LilithHohenheim.
Nem todas as larvas de Saturniidae são urticantes. Infelizmente eu ainda não consegui a identificação desta mariposa, espero conseguir em breve. Se alguém estiver reconhecendo, como sempre, por favor, deixe um comentário.

Kel: Cesar, o Jhonatan Santos ID como Pseudodirphia agis (Hemileucinae).

Mariposa Automeris em Alagoas

Boa noite César!!
Achei essa espécie de mariposa no arredores, a noite, do ICBS/UFAl. Creio que seja do gênero Automeris (posso estar enganado). Poderia identificar a espécie? Desde já lhe agradeço.
Kennedy Carlos de Maceió, Alagoas.
Kennedy, parece sim uma Automeris (Saturniidae: Hemileucinae: Hemileucini), mas há uma série de empecilhos para se chegar à espécie, o gênero é difícil, bastante numeroso, a fauna do Nordeste não é muito catalogada e o exemplar está judiadinho. Parece ter afinidade com A. granulosa e com a espécie mais recente Automeris jolantheae.

Arlequim da Mata em Pernambuco

Olá! Poderiam informar o nome deste bonitão que apareceu numa escola em Bom Conselho PE?
Luciano Umseteumzero.
Nosso último foi em maio e eu já estava com saudade deles. Arlequim-da-mata, besouro-da-jaqueira ou -da-figueira Acrocinus longimanus (Cerambycidae: Lamiinae: Acrocinini).

Serra-Pau Macrodontia em São Paulo

Olá , eu encontrei esse besouro na minha casa , não existe nada de vegetação em casa , ele estava no cimento , foi encontrado a noite , moro no interior de São Paulo em São Pedro !
Gostaria de saber a espécie dele pois nunca vi um desse tipo e deste tamanha por aqui , apenas besouros rinocerontes ,
Desde já agradeço !
Dayanne Ramalho.
Olá de novo, Dayanne. Aquele outro besouro era aparentado deste, que me parece ser apenas nosso segundo Macrodontia flavipennis (Cerambycidae: Prioninae: Macrodontini); Plazi concorda com a ocorrência em São Paulo.

Pupa de Mariposa Parasitada por Moscas Taquinídeas no Paraná

Olá Cesar,

Eu encontrei uma lagarta Automeris (suponho que fosse Automeris naranja) em último estágio, no tronco de uma Sibipiruna, quase rente ao chão, em área urbana, na cidade de Maringá - PR, no dia 24/07/2019. Fiquei com receio de alguém matá-la, por estar num local movimentado, e a levei pra casa para criá-la, fotografá-la e depois soltar o adulto. No dia seguinte ela já se transformou em pupa. Fiquei monitorando e tive uma grande surpresa quando, no dia 01/10/2019, eclodiram moscas de dentro da pupa de Automeris. Pelo que pude contar foi um total de 6 moscas: 4 vivas que logo se dispersaram e não consegui fotografar, 1 morta (nas três últimas fotos) e 1 que ainda não havia eclodido (na terceira foto).
Achei interessante como as moscas adultas conseguem sair da pupa de Automeris (Saturniidae: Hemileucinae: Hemileucini). Na primeira foto eu só tinha manipulado e aberto o casulo que estava em volta da pupa, eu não havia mexido na estrutura da pupa, então essa abertura já estava naturalmente assim. Na segunda e terceira foto eu já havia mexido na estrutura da pupa para tentar fotografar os detalhes dentro dela. Penso que quando encontrei a lagarta ela já estava parasitada, pois acho difícil a mosca ter parasitado a pupa, pois mantive a lagarta junto com folhas de maracujá dentro de um recipiente grande tampado com tule para ter a chance de fotografar o adulto assim que eclodisse, antes de soltá-lo.
Por favor, poderia confirmar se são moscas da família Tachinidae? É possível chegar no gênero? Muito obrigada.
Ísis Meri Medri.
Sim, Tachnidae, não sei se é possível afirmar, mas com esses tergitos dourados eu só conheço Belvosia spp. (Exoristinae: Goniini).

Mosca-Abelha Microdon no Paraná

Jhonatan Santos

Itaperuçu, PR

Microdontinae, Syrphidae; talvez Microdon
O que acha Cesar?
Kel.
Seria bom ver mais das asas, mas me parece certo. As larvas de Microdon são parasitas dos ninhos e predadoras de larvas de formigas.

Aranhas Papa-Moscas da Bahia

Fotos de Jaque Santana. Salvador BA:
Rafael Salvador.
Aqui eu acho que nós temos Phiale guttata (Salticidae: Salticinae: Aelurillini: Freyina), que ela talvez já tenha registrado uma outra forma, e alguma Frigga sp. (idem).

Percevejo Catorhintha na Bahia

Boa noite Cesar, encontrei esses dois insetos com coloração diferente aqui em casa. O que poderia ser?
Neide de Salvador, Bahia.
Me parecem iguais, um seco e vivo, outro molhado e morto. Eles são Catorhintha sp. (Coreidae: Coreinae: Hypselonotini), não representam perigo algum.