quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Serra-Pau Gigante no Mato Grosso do Sul

Bom dia pessoal;
Encontrei esse inseto hoje pela manhã na minha casa. Tomei um susto pois nunca havia visto inseto tão grande. Sou de São Paulo e confesso que aparecem uns insetos estranhos aqui onde estou morando. Este, que encontrei, mede cerca de uns 15cm! E dizem que voa! Não sei bem o que é!! Obrigadaa!!
Grazielly de Água Clara - Mato Grosso do Sul.
     Grazi, não há muito pra onde correr, por que ontem mesmo eu postei uma espécie semelhante aqui de São Paulo. Este bicho é um serra-pau Cerambycidae: Prioninae, mas eu estou com dificuldade em encontrar um nome de espécie pra você por causa de algumas características combinadas que não encontro em nenhum exemplar, que são: pronoto liso, sem o serrilhado lateral e o grande número de espinhos nas tíbiass traseiras, se for difícil entender, a imagem pequena são estes detalhes, lado a lado. O mais próximo pra mim seria Apotrophus simplicicollis (Callipogonini), com registros em São Paulo e Paraná, que fazem fronteira com o Mato Grosso do Sul. A imagem da PyBio parece até mais próxima, mas todos sem registro de tamanho.
     Seja qual for a espécie, ele não é um bicho perigoso, mas se manuseado incorretamente, ele deve dar uma mordida bem dolorosa, pelo tamanho e força das mandíbulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário