domingo, 22 de setembro de 2019

Mosquinhas Forídeas em São Paulo

Boa tarde, César. Este inseto tem tornado a minha vida um tanto quanto agitada. rs... Como pode ver é bem pequeno. Ele é bem ágil e arisco. Tanto que só foi possível fotografá-lo depois de ser abatido. Ele pica, coça muito, mas não consigo ver o local exato da picada, mas a região fica com aparência de uma alergia e o resultado não é na hora. Quando começa a coçar ele jã não está mais lá, tornando a sua captura quase que impossível. Pica de dia e de noite, mas notei que gosta de atacar mais ao fim da tarde. Entra pela boca da calça, na camiseta e passeia pelo couro cabeludo causando estragos por onde passa. Não sei como ele invade a minha casa, pois as telas são anti-afídeos. Este foi abatido na tela, tentando sair ao entardecer. Parece ser atraído pela luz. Já peguei alguns na tela do pc à noite. Poderia me dar mais informações sobre este inseto? Grato.
(...)
César, pelo relato da Daniela do Rio de Janeiro o comportamento do inseto por ela mencionado é bem parecido com o da foto que enviei. No momento só tenho fotos com ângulos parecidos e com a mesma definição, mas assim que capturar um espécime envio uma foto com melhor definição e da parte do dorso. Grato.
(...)
Bom dia, César. Demorou, mas consegui um espécime e tirei uma foto. Este estava tentando entrar por debaixo da porta da cozinha. Como ele é bem pequeno, fica difícil de posicioná-lo melhor. Além disso tive de usar câmera com lente de aumento para melhorar a definição. (1)
Só para ter uma idéia do tamanho tirei outra foto.A graduação é em milímetros. (2)
Outra foto, mas dessa vez de lado. (3)
(...)
Acabei de pegar este no vidro da janela. É um dos maiores que já vi. (4 e 5)
Marcos Miller de Bragança Paulista, São Paulo.
A imagem excelente é a terceira, onde podemos ver a venação simples das asas, é mesmo Phoridae e, no caso da Daniela, parece que estava associada a cupinzeiros. No caso de Megaselia scalaris, no estudo de Alcaine-Colet​, Wotton​, & Guri (2015) que testaram sua capacidade de se desenvolver em produtos industriais, conseguiram obter adultos criados com massinha de modelar muito menores que aqueles que tiveram melhor dieta. Todavia, eu creio que aqui nós temos um casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário