sábado, 7 de setembro de 2019

Borboleta Ipidecla em São Paulo

Olá, César!
Fotografei esse exemplar em Valinhos-SP.
Bem pequeno. Devia ter cerca de uns 1,5 a 2,0 cm de comprimento.
Confesso que em algumas situações tenho muita dificuldade de diferenciar mariposas de borboletas... Esse é um desses casos... Hehe.
Um abraço!
Gabriel Bergamaschi.
Gabriel, eu diria que na verdade borboletas SÃO mariposas, para alguns, uma superfamília, para outros duas, dentro do grande grupo dos lepidópteros. Eu já confundi mariposas com borboletas e até tricópteros com mariposas. Normal.

Aqui, parece que temos uma borboleta, com aparência de Hesperiidae, só que as asas me parecem mais de Riodinidae. Pesquisei bastante neste grupo, sem sucesso, estou marcando como não identificada.

Tiago Barbosa: Na minha opinião é Lycaenidae , gênero Ipidecla , quanto à espécie , a única que tenho conhecimento de ocorrência no Brasil é Ipidecla schausi .

Cesar: Vejo que temos crepundia também, mas não parece boa possibilidade. O último exemplar na galeria de tipos de I. schausi (Theclinae: Eumaeini) em Butterflies Of America é bem semelhante a este, gostaria de poder confirmar se é macho, pois tem mais afinidade com estes, mas eu diria que tem características intermediárias, se comparado com os exemplares vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário