quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Percevejo Predador Opisthacidius em Minas Gerais

Olha esse lindo. Eu pedi autorização do Antonioluiz Ribeiro para postar aqui. Achei um bicho muito bonito e interessante.

Taiobeiras MG
(...)
Foi identificado no FB: Jader Oliveira Opistacidius sp
Kel.
Esta grafia aparece em algumas fontes, mas creio que o correto seja Opisthacidius (Reduviidae: Reduviinae), gênero que já foi considerado subgênero de Zelurus. O pouco que encontrei sobre eles foi a afirmação de serem predadores de barbeiros, Rollinson & Stothard (2018) que dizem:
Embora pouco se saiba sobre a história natural de Opisthacidius, uma espécie foi coletada de um ninho de papagaios, onde se acredita que se alimentava de artrópodes que habitam os ninhos (Lent & Wygodzinsky, 1956). Na mesma linha, Hwang e Weirauch (2012), usando a reconstrução do estado ancestral, identificaram os ninhos de vertebrados como o provável microhabitat ancestral para barbeiros e Opisthacidius.
Há também trabalhos que questionam se os triatomíneos são um grupo monofilético (1, 2) e que apontam que Opisthacidius (junto com Zelurus) são os reduviídeos mais próximos, pelo menos de alguns barbeiros. É de fato notável a sua semelhança com Panstrongylus, embora se são predadores deles, pode ser não só por parentesco, mas também por mimetismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário