sexta-feira, 12 de julho de 2019

Ciclo de Cigarrinha Macugonalia em São Paulo

bom dia Encontrei esse curioso insetinho medindo cerca de 20 mm. Ele percebeu minha presença e ficou um longo tempo me observando e balançando o corpo para umm lado e para o outro. Tem uma especie de cauda semelhante a uma pena. Hoje reencontrei alguns e percebi que são capazes de saltar. Moro no Pacaembu, em São paulo. Obrigada
Rochelle Costi.

Rochelle, eu acredito que seja uma ninfa de cigarrinha da família Cicadellidae. A mais semelhante que encontrei está identificada como possivelmente Teletusa limpida (Cicadellinae: Proconiini), deve ser pelo menos algo em torno disso. Se correto, nós temos imagem do adulto, é uma cigarrinha que mimetiza abelhas.


Rochelle: Oi Cesar, Como lhe falei, desde o dia 10 a ninfa de Teletusa Limpida tem me dado a chance de acompanha-la quase todos os dias. Hoje já me pareceu que havia mudado de forma. Tenho procurado publicações sobre a metamorfose dela, mas não encontrei quase nada. Será ela, ou um exemplar mais velho, já como cigarrinha?
(...)
Tenho acompanhado diariamente, sempre no mesmo local, sobre uma folha de costela -de -Adão. Ela não mudou muito o tamanho e aparência, mas quando me localiza,lança gotículas de um liquido, talvez para se proteger...
(...)
Ola Cesar 
Sigo acompanhando o insetinho que em 10 de julho vc identificou como uma ninfa de cigarrinha. Ela passou todos esses dias numa área da mesma folha e ontem, 15 dias depois mudar de aspecto, deixou sua carcaça listradinha dependurada na folha e tomou essa nova forma. Pelo que vi em outros posts, talvez não seja uma Teletusa Limpida. O que vc acha?
Cesar: Definitivamente não é T. limpida, e nem está me parecendo tão próxima assim, me parece Macugonalia sp. (Cicadellini). Não sei se ainda é possível, mas eu gostaria de ver o inseto em vista lateral.

Rochelle: Oi Cesar, aí está ela de perfil. Segue no mesmo lugarzinho há quase um mês !

Nenhum comentário:

Postar um comentário