quarta-feira, 31 de julho de 2019

Larva de Idiamin em São Paulo

Boa tarde, Olá novamente! Dessa vez encontrei algumas larvas no quintal haha. Não sei se é possível fazer uma identificação boa de larvas de insetos, ou saber sobre os hábitos alimentares delas pelas fotos... mas se for possível, eu agradeço muito desde já;

Em Guaratinguetá, SP.
Victor Hugo de Castro.
É uma larva de besouro, deve ser do idiamin ou bicho-capixaba Lagria villosa (Tenebrionidae: Lamiinanae). Segundo a Embrapa, "As larvas vivem na superfície do solo e, em geral, são detritívoras oportunistas, alimentando-se de material vegetal seco, raízes e de ovos de outros insetos" e segundo Dirceu Gassen, por Agro Precisão:
De forma geral são onívoros oportunistas, consumindo grande diversidade de vegetais, com preferência para detritos na superfície de solo, em lavouras.
As larvas e adultos não se alimentam de plantas verdes ou de sementes. É normal consumirem partes de plantas mortas por patógenos ou por danos físicos e químicos.
Em soja, milho e trigo, não se comprovam as suspeitas de que se alimentam de partes verdes das plantas. Portanto, não são considerados praga, com necessidade de controle. (...) Foi citado como nova praga em várias culturas e essa preocupação permanece em alguns segmentos da assistência técnica e agricultores. Para confirmar o dano em plantas vivas é necessário abrir o sistema digestivo do inseto e examinar o material consumido para estabelecer hábitos alimentares e danos em plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário