quarta-feira, 12 de junho de 2019

Ciclo de Vida de Aranha de Telhado em São Paulo

Boa tarde, César! 
Meu nome é Ariadne, sou de Santo André/SP e já uso o blog para identificação há alguns anos, pois estou sempre topando com alguns bichos exóticos por aí.
Estou eu aqui de novo apenas para compartilhar as fotos de uma moradora de casa e a rotina que nós pudemos observar com sua convivência, pois creio que seja do seu interesse.

Nós tivemos contato com uma aranha - que nomeamos de Geralda - da espécie Nephilengys cruentata (acredito que essa identificação esteja correta =P). Durante mais de dois anos,ela morou no teto, no corredor de casa, nunca foi agressiva e não deixou tanta sujeira quanto imaginávamos que deixaria.

Durante esses dois anos, a Geralda cresceu em tamanho muito rapidamente (cerca de dois ou três meses após sua descoberta ela já tinha uns 2cm de corpo) e construiu duas teias em forma de funil. Uma enquanto ainda era nova e depois quando cresceu, abandonou aquela e migrou para outra pouco maior ao lado.

Com cerca de um ano e meio, nós encontramos o pequeno macho ao redor da teia dela. E ele permaneceu ali até que ela colocasse o saco de ovos, uns 5 meses depois (nota: ele ficou com ela na teia de mais ou menos 11/2017 até 03/2018).

Nós tentamos fotografar o processo em diversos momentos, assim como as aranhas em si, mas o ovo era claro e talvez não tenha ficado tão nítido nas fotos. A Geralda permaneceu junto ao ovo por cerca de três semanas, digo sobre o ovo, e depois voltou a viver ao lado, tranquilamente, com o seu companheiro. O saco demorou mais ou menos dois meses para rasgar, e em questão de dias não vimos mais os filhotes.

A aranha viveu no telhado mais três meses depois da reprodução e um dia nós acordamos e ela tinha abandonado a teia. Acredito que ela já estava próxima ao fim da vida, pois tanto ela quanto o macho deixaram a teia rapidamente e não havia nenhum sinal de predadores ao redor.

Deixo abaixo as fotos que reuni nesses dois anos, e volto em alguns dias, para lhe trazer fotos de uma aranha-caranguejo fotografada na mesma cidade da Geralda.

Obrigada mais uma vez por todo esse conhecimento disponível. 
Bjoks. ^_~
Princesa Atta.
Olá de novo, Ariadne, tudo muito interessante aqui e sim, N. cruentata (Araneidae: Nephilidae) está correto. Ela não chegou a escurecer, o que eu achava que sempre acontecia com os indivíduos conforme envelhecem, interessante também que ela construiu um novo abrigo para se acomodar ao crescer. É interessante também ela ter sido batizada de Geralda, ano passado eu fiz uma compilação de nomes que estas aranhas já receberam, parece haver algo nestas aranhas que motiva as pessoas a lhes dar nomes femininos. Por curiosidade, já tivemos uma aranha quase sua xará, Ariane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário