quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Aranha Tecedeira em São Paulo

Boa noite! 
Antes de mais nada, gostaria de parabeniza-lo pelo site e pelo trabalho de identificação, muitas vezes é difícil encontrar informações sobre bichinhos diferentes na net. 
Encontrei seu site procurando por uma mariposa que pousou na parede do meu quarto e consegui identifica-la, obrigada, mas não tive tanta sorte com uma pequena aranha que apareceu no jardim. 
Tirei essas três fotos abaixo no dia 22 de julho passado, no pé de café da minha mãe, em Santo André / SP. Tentei mandar as fotos mais nítidas, pois a aranha era de fato muito pequena e quase não aparecia nem mesmo com o zoom e ainda assim as cores saíram um pouco desbotadas. Ela era pequena, cerca de 3 ou 4 mm, corpo de um tom laranja bem forte, quase ferrugem e um pequeno ponto de exclamação no abdômen, e estava rodeada por teias muito finas e brilhantes. 
Acredito que ela vai ainda crescer, porém não a encontrei de novo no pé de café. Fiquei curiosa pois é a primeira vez que vejo uma aranha laranja. Agradeço muito se puder me ajudar.

Ariadne Helena - Santo André / SP
Princesa Atta.
Muito obrigado, princesa. Há grande possibilidade dela ser imatura mesmo, imaturos frequentemente não podem ser identificados. A baixa resolução dos detalhes de um animal tão pequeno também é um empecilho para a identificação. Pela teia irregular, ela pode ser uma aranha da família Theridiidae. Dando um chutão, nós temos aranhas Thymoites spp., sendo a espécie mais comum em São Paulo T. anicus. Não há imagens disponíveis desta espécie para comparação, mas exemplares de Thymoites da América do Norte são semelhantes e não chegam a 3 mm de corpo, é uma possibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário