terça-feira, 7 de maio de 2019

Marimbondo Parasitado por Fungos no Rio de Janeiro

Bom dia, Cesar!

Há 3 anos eu fotografei essa vespa parasitada por algum fungo na Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, RJ. Eu a achei parecida com Polybia sp., mas nem disso tenho certeza... O que você acha?
André Alves.
É um fungo Cordyceps, no caso Ophiocordyceps (Ascomycota: Sordariomycetes: Hypocreales: Ophiocordycipitaceae), não sei se é possível ver na imagem algum caractere que permita afirmar o gênero do hospedeiro, na vista lateral meu palpite seria Polistes (Vespidae: Polistinae), mas depois que baixei a segunda, acho que pode estar certo.

Bruno C. Barbosa: Oi gente tudo bem?

por foto algumas vezes fica difícil identificar algumas especies de vespas. No seu caso, o fungo ainda atrapalha ver algumas estruturas. Então não posso ajudar em confirmar o gênero. Mas limito entre os generos Agelaia, Mischocyttarus e Polybia, são gêneros que podem ser confundidos a olho nu.

Mas o fungo é sim possível, se trata de Ophiocordyceps humbertii, é um fungo zumbi, venho a alguns anos trabalhando com ele e sua alteração comportamental que ela tem sobre as vespas

Nenhum comentário:

Postar um comentário