quarta-feira, 22 de maio de 2019

Cupins Subterrâneos Syntermes em Tocantins

Tava no quintal agora a noite, caçando caramujos, quando vi essas formigas gigantes saindo de um buraco no chão. Procurei um pouco pelo site e parece que é um tipo de Cephalote, possui o mesmo hábito de deixar soldados na "porta" do buraco em que estão escondidos.
Só não consegui saber qual das especies de que se trata dessa formiga.
Ankh de Miracema, Tocantins.
Ankh, estes bichinhos são soldados de cupim (Blattodea: Termitoidae), apesar de terem uma organização social um tanto semelhante à das formigas, eles não têm parentesco, cupins são hoje considerados um tipo de barata, soldados como estes são cegos, não possuem olhos. Ao contrário das formigas-tartaruga, eles são agressivos, e picam forte. Pode dar uma melhor precisão no tamanho dos maiores? Devem ser cupim subterrâneo ou bate-cabeça Syntermes sp. , precisa ver bem o tórax deles.


Ankh: Eu sempre achei que cupim era só aquelas larvinhas de madeira. Vivendo e aprendendo :PDepois que você avisou que eram cupins eu procurei por Cupins gigantes tocantins e vi uma noticia sobre um cupinzeiro de 4 mil anos, incrível.
Capturei um desses cupins pra tentar tirar uma foto da barriga.

(...)
Esqueci de agradecer por tirar minha duvida e dizer que eles tem em torno de 1,5 cm.
Cesar: Isso mesmo, Syntermes sp. (Termitidae: Syntermitinae), com cabeça mais larga que 2 mm e espinhos nas laterais do tórax.

Guilherme Fischer: Olá, esse é o Syntermes molestus! Aqui tem a chave e ilustrações de todos os Syntermes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário