quarta-feira, 24 de abril de 2019

Lagarta Ninfalídea no Rio de Janeiro

Olá,

Eu e minha filha (Mariana, 7 anos) encontramos uma lagarta no quintal (RJ, em Abril). Ela mede de 3 a 4 cm e é uniformemente preta, mas quando iluminada seus espinhos parecem ficar furtacor. Foi encontrada e se alimenta da planta manto do rei (também nomeada de tumbérgia) e não conseguimos identificá-la = (

No momento ela está no nosso terrário onde será alimentada até virar borboleta/mariposa. Há alguma contra indicação desta prática? Estamos criando lagartas há pouco mais de um mês.

Adoramos o trabalho feito no blog! Muito sucesso!!
Stephanie e Mariana Bussi.
Meninas, eu consigo dizer que se trata de uma borboleta da família Nymphalidae. Se alimentando de Thunbergia, consegui os registros de Anartia (Nymphalinae: Victoriniini) e Junonia (Junoniini) spp., o problema é que ambas produzem lagartas pretas, mas nenhuma costuma ser totalmente preta; por enquanto eu apostaria em Junonia, mas talvez seja até um terceiro gênero, leitores podem dar palpites, não é uma lagarta muito distinta.

Não vejo qualquer problema com a prática, apenas recomendo que para ter mais sucesso, é necessário protegê-la contra parasitoides, não sei se isto está sendo feito, veja as dicas em WikiHow.

Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário