sexta-feira, 26 de abril de 2019

Aranha de Telhado e Abelha em São Paulo

Oi Cesar, tudo bem? Mais uma moradora no meu quintal, tomei a liberdade de colocar uma mosca na teia dela é ela gostou, consegui fotografar o abdômen. Seria uma espécie de aranha gigante? Da para ver que ela nao é tão pequena comparada a mosca. Obrigada.
Bianca Vicentini de Americana, São Paulo.
É sim uma Nephilengys cruentata (Araneidae: Nephilinae) e, pela proporção com a presa, ela me parece bem pequena. Mas a presa eu tenho certeza que não se trata de uma mosca, o bicho tem dois pares de asas, parece ser uma abelha semelhante a Euglossa (Apidae: Apinae: Apini: Euglossina).

Atualização Jan./2.020 - Bianca: Oi Cesar tudo bem? Voltei depois de 9 meses, e eis que minha aranha gigante cresceu hehhehe. Ela se mudou do pergolado para embaixo da sacada, veja como ficou diferente.
Bianca: Oi Cesar tudo bem? Hoje estava observando minha aranha se alimentar, e percebi uma pequena aranha junto dela, e ela não se importou muito. Quando desceu para.pegar a presa, a pequena aranha desceu junto com ela, seria um macho de N. Cruentata? Estou com medo de terem filhotes, porque se for o caso, terei de muda la de lugar, o que você me aconselha?
Cesar: Sim, agora ela tem um companheiro. Se quiser removê-la, não tem muito segredo, é uma aranha bem tranquila de ser coletada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário