sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Jequitiranaboia em Goiás

César,
Encontrei esse inseto na casa dos meus pais em Minaçu Goiás e achei bem interessante, pois tem uma cabeça parecida com a de um Jacaré, daí digitei no Google: "Inseto cor de cimento com cabeça de jacaré" rsrs e encontrei! Lá fala que é uma espécie rara de mariposa, chamada de Jequitiranaboia, também conhecida como "cobra voadora", "cigarra-cobra" e "cobra de asas".

Infelizmente a que encontrei aqui já estava morta, pois mexi com ela e estava seca já e quando fui ver de novo meu marido já havia jogado fora.

Não sei se já tem uma dessa aqui no Insetologia e resolvi compartilhar essa que fotografei. Você já viu uma dessas? É venenosa? A ID está correta?

Obrigada!

ps.: César, fui procurar direito aqui no Insetologia e vi que tem sim várias dessas "cigarrinha-fulgorídea", é isso mesmo né? rs 
Tatiane Gomes.
Sim, nós já tínhamos pelo menos onze postagens de Fulgora spp. (Fulgoridae: Fulgorinae: Fulgorini). A identificação está meio certa, pois é uma jequitiranaboia (uma das muitas variações do nome comum), mas não se trata de uma mariposa, não tem muita relação com elas, ela é realmente mais aparentada das cigarras (eu já havia escrito todo o texto da postagem antes de ler o segundo comentário).

Pelo menos enquanto gênero, também não me parece ser tão rara, mas um tanto comum em algumas regiões, ver "pessoalmente", apenas em museus. Sempre lembrando que venenosos são animais que não devemos comer, há muitas lendas e superstições sobre a periculosidade destes bichos, mas são considerados animais inofensivos; há quem especule um fundo de verdade nestas lendas, como a possibilidade de o inseto se alimentar de uma árvore tóxica e, posteriormente, picar uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário