segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Percevejo Predador Otiodactylus em São Paulo

bom dia. hoje de madrugada apareceu esse inseto, ele aparenta ser um barbeiro. gostaria da sua ajuda para identificar se é uma das espécies que transmite chagas ou não.
Matheus de Caraguatatuba, São Paulo.
Não, Matheus, assim como o anterior, este é um percevejo-predador, inseto útil justamente para manter afastados os insetos nocivos como os barbeiros. Parece ser uma primeira imagem de exemplar vivo de Otiodactylus signatus (Reduviidae: Stenopodainae) na internet, do qual Costa Lima (1940) diz:
Devo, porem, mencionar especialmente uma espécie, estudada por CEZAR PINTO (1927), ao meu ver pertencente a esta subfamília, cujo aspecto difere consideravelmente do geralmente observado nos demais Stenopodineos, lembrando, até certo ponto, Reduviideos de outras subfamílias. 
Quero referir-me a Otiodactylus signatus Pinto, 1927, tipo do gênero Otiodactylus Pinto, 1927, Stenopodineo tanto mais interessante, porque a célula discoidal do corium (célula pentagonal), tão característica destes insetos, não apresenta nervura distal ou apical distinta que a feche, confundindo-se, portanto, com a que lhe fica adjacente na membrana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário