quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Mais um Caso de Vespas Sclerodermus em Curitiba, Paraná

Olá, estou tendo problemas com esse inseto e preciso identifica-lo para poder encontrar uma forma apropriada para resolver. É um inseto minúsculo que quase não se consegue ver. Tive muita dificuldade para conseguir essa foto. Estamos em Curitiba e todos em casa estamos sofrendo picadas que doem e em seguida causam muita coceira no local. Se concentram mais nos sofás e também na cama. A casa é de alvenaria e em ambiente urbano.
Fabiano de Aquino.
Fabiano, nós pelo menos três casos semelhantes a este publicados no Insetologia (1, 2, 3), sendo os dois primeiros de Curitiba (eu ainda cito um quarto no texto do primeiro, não localizei mais), mas que pra mim não estavam totalmente resolvidos pois, apesar de eu ter conseguido uma identificação totalmente condizente, eu não encontrava qualquer registro brasileiro fora os que temos aqui. Minha identificação era Sclerodermus domesticus (= Scleroderma domestica, Scleroderma domesticum; Bethylidae: Epyrinae: Sclerodermini), na segunda postagem ainda falei da possibilidade de espécies nativas próximas.

Agora, eu encontrei em Almeida Jr. et al. (2018) um caso em que, apesar de não dizer textualmente, aparenta ser do Rio Grande do Sul. Estes autores, diferentemente do que eu dizia sobre parasitarem larvas de besouros, falam sobre serem parasitoides de cupins. As imagens são muito semelhantes às suas.

O que creio que dá pra concluir como fato, é que estão se concentrando na cama e no sofá por viverem na madeira, e que há um segundo inseto atacando a madeira, seja ele besouro ou cupim, me parece preciso ou fazer tratamento químico nestes móveis, ou descartá-los totalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário