sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Formiga-Chiadeira no Rio de Janeiro

Olá, tenho visto essa formiga feiticeira em Rio das Ostras - RJ. A casa é perto da praia. Procurei um pouco e não achei uma espécie que batesse, porque ela tem uma cabeça grande mas somente duas manchas separadas. Achei bem parecida com a do Kilometros Descontos, porém só tem duas manchas. Obrigado desde já.
Micael Carestiato.
Micael, a mais semelhante que encontrei a esta é Traumatomutilla gemella (Mutillidae: Sphaeropthalminae: Sphaeropthalmini), mas é bom observar que Williams, Bartholomay & Oliveira (2017) falam em um "grupo de espécies T. gemella", com outras cinco espécies, das quais não encontrei imagem alguma. Lembrando que estes bichinhos são vespas, que podem produzir uma ferroada dolorosa.

Atualização: Revendo esta postagem, acho que interpretei errado a imagem da Traumatomutilla, a cabeça dela é menor e ela está com as pernas junto da cabeça. Meu melhor palpite agora é Hoplomutilla spinosa (Mutillidae: Sphaeropthalminae: Sphaeropthalmini), eu até encontrei imagens que combinam, mas a identificação não parece correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário