segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Formiga-Feiticeira em Minas Gerais

Encontrei este inseto em uma das vezes que saia de meu antigo emprego. Eu guardava minha bicicleta em um local do prédio aberta, com mato normal (não em um terreno). Ou seja, dentro da cidade. A imagem não está tão boa, porque extrai de um vídeo que gravei na ocasião, mas descrevo aqui:
Parece uma formiga, mais ou menos do tamanho de duas falanges do dedo mindinho. A cabeça era grande e de um formato meio quadrado,de cor preta. O corpo era verde e no abdômen (um pouco pontudo no final) tinha uma mancha preta com duas bolinhas laranjas, como na segunda figura que desenhei. Achei bonito, por isso gravei.
Jonatha Teixeira de Alfenas, Minas Gerais.
Jonatha, este bichinho é uma formiga-feiticeira da família Mutillidae (por falha minha, não estão aparecendo todas as postagens de Mutillidae do Insetologia na busca, estas são elas: 1, 2, 3 e 4; logo elas aparecerão normalmente). Elas são formigas só no nome, por que se tratam de vespas cujas fêmeas não desenvolvem asas. Os machos não picam, mas dizem que quem levar uma picada de uma fêmea como essa não se esquece jamais.

Por falta de referências, é muito difícil identificar as nossas espécies de mutilídeos, mas ela parece combinar muito bem com esta identificada como Hoplomutilla sp.

Jonatha: Muito bacana. Nem imaginaria que se tratava de uma vespa. Quanto à picada ser dolorida, ainda bem que não resolvi ver com a mão XD

Cesar: Elas são dóceis, se botar a mão na frente, ela deve subir e não vai picar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário