quinta-feira, 11 de abril de 2013

Formiga-Feiticeira no Piauí

Vi esse inseto e o filmei e fotografei. Tinha aproximademnte 3cm, se movia rapido como uma formiga..era peludinho, mas nao voava.
Jariel de Teresina, Piauí.
Jariel, esta é uma formiga-feiticeira da família Mutillidae, que ao invés de formigas são na verdade vespas cujas fêmeas são ápteras, ou seja, não possuem asas. Suas larvas são ectoparasitas (parasitas externos) de outras espécies de insetos. Há informações de que sua ferroada seja absurdamente dolorida, mas elas não são agressivas e isto sempre varia de acordo com a sensibilidade de cada um. Elas são capazes de produzir um chiado, algumas fontes dizem que para atrair os machos, outras que seja um mecanismo de defesa, talvez ambas estejam corretas. Baseado nos resultados de imagens, esta é provavelmente uma Traumatomutilla sp.

Wikipedia nos dá mais uma lista enorme de nomes comuns: bunda-de-ouro, cachorrinho-de-mulher, cachorrinho-de-nossa-senhora, chiadeira, feiticeira, filho-de-onça, formiga-cascavel, formiga-cega, formiga-chiadeira, formiga-conga, formiga-de-bentinho, formiga-de-onça, formiga-ferro, formiga-maravilha, formiga-oncinha, formiga-picadeira, formiga-rainha, formiga-rica, formiga-sete-socos, formiga-sozinha, formiga-veludo, formiga-vespa, gatinha, oncinha, piolho-de-onça e tajipucu (e erra ao considerar um único gênero, vou tentar corrigir).

Aproveito a postagem para publicar também esta imagem de Sunshine Piscicultura, fotografada em Marília, São Paulo. O Eduardo suspeita que possa ser uma Hoplomutilla:

Nenhum comentário:

Postar um comentário