terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Acidente com Lagarta-Cachorrinho em Santa Catarina

Salve amigos do insetologia sofri um acidente com a amiguinha das fotos e queima muito apesar do contato minímo fui ao médico e estou medicado mas não tem analgésico que pare a dor estou tomando anti-histamínicos e corticóides, o médico amenizou afirmando não ser venenosa .Mas gostaria da avaliação de voces obrigado.
Antonio Carlos Mello, de Santa Catarina.
Antonio, eu até concordo com o médico ao dizer que a lagarta não é venenosa, o termo não me parece adequado para lagartas com cerdas urticantes, mas isto não ameniza muita coisa, a queimação é causada por que houve inoculação de toxinas pelas cerdas rígidas desta lagarta, escondidas sob o pelo aparente. Esta é uma Megalopygidae, só que parece haver uma confusão com estas lagartas que precisa ser resolvido com urgência, inclusive aqui, por que ela está identifica como Podalia orsilocha (ou orsilochus) em muitas fontes, mas estão me parecendo mais confiáveis as que a tratam como Megalopyge albicollis (1, 2). Vou buscar ajuda, quem souber algo sobre, por favor, comente.

Estas lagartas são frequentemente chamadas por nomes de mamíferos, como cachorrinho, gatinho, Neymar Jr. e Donald Trump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário