segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Hiperparasitismo: Vespa Conura em Bolsa de Ovos de Aranha de Prata

Cesar, encontrei esta pequena vespa no meu bairro, no Rio. Estou colocando duas fotos em posições diferentes para aumentar as chances de você identificar. Tamanho aproximado, sem antena: 4 - 5 mm. A terceira foto é a mesma da primeira, sem ampliação, para mostrar o local onde ela estava, que me pareceu uma casa em construção.
Claudio Martins de Souza.
Nós temos aqui uma vespa parasitoide da família Chalcididae, fêmea, coloração comum às Conura spp. (Chalcidinae: Chalcidini) e ela parece estar pousada em uma ooteca ou bolsa de ovos da aranha-de-prata Argiope argentata (Araneidae). O que ela faz aí é a grande questão, por que elas são parasitoides principalmente pupas ou prepupas de lepidópteros, mas também de coleópteros, himenópteros e dípteros. Usar aranhas como hospedeiras, creio que seria algo inédito, uma explicação mais plausível é hiperparasitismo, a ooteca pode estar parasitada por outro himenóptero (1, 2, 3) e o calcidídeo pôde localizar. Ou ela estava aí apenas por acaso ou, por último, eu esteja errado na identificação da estrutura.

Atualização: Tudo indica mesmo hiperparasitismo, destaco como possibilidades de hospedeiro do calcidídeo no texto de Lockley & Young (1993): "Dentre estas, apenas a Arachnophaga (Eupelmidae) e a Tetrastichus sp. (Eulophidae) são conhecidas como parasitoides de ovos de aranha (Eason et al. 1967)." Ambos os gêneros ocorrem no Brasil.

Kel: Seria interessante se a gente soubesse o tamanho da pupa das vespas que são sugeridas, mas não acha nada. O tamanho esta intimamente relacionado, pra comportar uma Conura a pupa tem q ter ao menos 5mm. E essas vespas citadas parecem todas micros. Porque não poderia ser Tromatobia? Ou outra Ichneumonidae, Não tem no Brasil? Obrigada pelo seu empenho, Claudio.

A descrição do experimento:
Claudio: Desde ontem eu não vejo mais a vespa no lugar, ou ela desistiu ou já fez a postura. Amanhã, se a situação se mantiver, eu vou fazer a coleta como a Kel sugeriu, para ver se sai alguma coisa dali. Segue uma foto mais nítida do ninho. As maiores dimensões dele são 32 x 20 mm.
(...)
Cesar e Kel, seguem algumas fotos em sequência da abertura da ooteca que coletei:
Foto 1: detalhe do copo, com algumas das 11 vespas que eclodiram;
Fotos 2 e 3: imagens das vespas;
Foto 4: a ooteca ainda fechada, com os furos feitos para a saída das vespas;
Foto 5: ooteca aberta, com o saco de pupas;
Foto 6: detalhe do saco de pupas, aparentemente completamente vazio; não tenho conhecimento técnico para mais detalhes, mas espero ter sido útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário