sábado, 1 de dezembro de 2018

Vespa-Oleira em São Paulo

Olá, César!
Esse fim de semana fotografei esse marimbondo (que acredito também de alguma espécie do gênero Polistes) em Campinas-SP.
Talvez por eu não ter experiência na observação e identificação de insetos, esse exemplar me chamou a atenção pelo seu aparelho bucal um pouco alongado, dando a impressão de ser um marimbondo bicudo... Hehe. Achei diferente do que já observei em outros exemplares de marimbondos.
Abraço!
Gabriel Bergamaschi.

Ele realmente tem uma morfologia geral semelhante, e a coloração ajuda a fazê-las parecer com as Polistes mais comuns em meio urbano, mas me parece que este bicho tem garras fendidas, o que leva a Vespidae: Eumeninae. Estas mandíbulas, apesar de não entrar na chave, são bem características neste grupo, na chave norte-americana, ela ainda tem as tíbias médias com um esporão ao invés de dois confirmando esta subfamília, mas ela fura aquela chave por causa da região da gena, que é diferente.

Eu acho que este bicho é uma vespa-oleira Montezumia sp. (Odynerini), ou próximo disso, ou teremos que arranjar outra família para ela.

Bruno C. Barbosa: Boa noite,

Esse olho já nos diz que é Vespidae e essa mandíbula "reta" no entrega que é Eumeninae. Assim concordo que seja um Eumeninae.
Infelizmente não entendo de ID desse grupo, mas tb concordo que seja esse gênero que o Cesar comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário